- Novo
Hidro vin de soif
VINDIMA 2021 ESGOTADA - CONSULTE NOSSOS PARCEIROS
AGUARDE A VINDIMA 2022
interesse na PRÉ VENDA fale com a gente!
Referência: PINOT1
DISPONÍVEL APENAS 3 TERROIR
VACARIA / ENCRUZILHADA / PIRATINI
ttps://www.instagram.com/p/CQRrPbsND1D/?igshid=MDJmNzVkMjY=
Quando o assunto é Pinot Noir Eduardo Zenker fica sempre entusiasmado. Trata-se de uma das uvas tintas que mais consegue traduzir o local onde foi plantada. Sua enorme capacidade de mutação ( por isso existe uma enorme diversidade de clones) faz com que se adapte ao local que foi plantada. No Brasil não está sendo diferente ( na serra gaúcha normalmente os agricultores preferem clones para espumante ou de dupla aptidão vinho e espumante no mesmo clone) a Pinot Noir está respondendo de maneira diferente a cada micro clima e terreno escolhido.
(edit with the Customer Reassurance module)
(edit with the Customer Reassurance module)
(edit with the Customer Reassurance module)
Para o projeto Arte da Vinha Pinot Noir de Terroir, Eduardo Zenker escolheu quatro Pinots cultivados em diferentes regiões.
- Campos de cima de Vacaria, solo de basalto, encontra uma boa altitude (970 metros) que confere, enteoutras coisas, uma amplitude térmica ( média de 9 a 10 graus celsus de diferença entre temperatura mínima e máxima). A grande planície que caracteriza está região fica em inclinação oeste. Compostas por relevo suave cortado profundamente por alguns rios com vegetação de campo.
- Encostas de Monte Belo solo de basalto com altitude ( 800 metros) que se caracteriza por vales sinuosos na beira de grandes calhas que dão para o Rio da Antas. Onde algumas pequenas pedras semi preciosas afloram na superfície do vinhedo. Grande umidade e cada pequena encosta com seu micro clima característico.
- Coxilhas de Encruzilhada solo de granito com 430 metros de altitude e o característico relevo de Coxilhas que são ondulações no terreno de pequenas a grandes altitude. A natureza de suas rochas graníticas, metamórficas e sedimentares dão a característica ao relevo e as formas desta região. Verões abafados invernos secos e a variação do vento em relação à altitude de cada Coxilha influenciam na temperatura.
- Coxilhas de Piratini solo de granito, xisto e guaises com 380 metros de altitude com intrusões mineralizantes de estanho. Com planícies onduladas são o fundamento geológico do país o terreno mais antigo do continente sul-americano pertencentes a formação Triássica. Com vegetações baixas e esparsas encontram pequenos capões de maçicos de árvores. A escolha da vinifição ao estilo Bourgogne foi por ela ser confirmada à séculos por vinhateiros franceses como uma importante ferramenta para a expressão máxima do território onde a Pinot Noir é cultivada. Unindo à técnica temos a experiência de mais de 10 anos de vinificações não intervencionista do vinhateiro @eduardozenker. Além de o alinhamento das parcerias com os agricultores de cada região que se torna fundamental à proposta apresentada.
Ficha técnica