Arte da Vinha

O projeto surgiu em 1998, com o objetivo do criador, Eduardo Zenker, vinificar uvas que expressassem o território brasileiro.

Para realizar a vinificação natural, é necessário abrir mão dos produtos enológicos, permitindo que a flora de leveduras locais se manifestem através da uva, revelando toda sua potencialidade.

Atualmente, a Arte da Vinha tem se dedicado ao resgate de castas e métodos ancestrais de vinificação, difundindo essa técnica por meio de suas criações e algumas  visitas ao ano apenas por agendamento aos interessados nessa arte.

quemsomos.jpg

Eduardo Zenker, fundador da Arte da Vinha, é vitivinicultor, autodidata e elabora vinhos desde 1999. Seu interesse em vinhos começou na infância, quando, aos 9 anos, já dizia ao seu pai que queria fazer espumantes. Aos 21 anos, fez seu primeiro curso de degustação e a antiga brincadeira de criança se tornou um projeto pessoal.

Sua parceira e co-fundadora Gabriela Schäfer, bióloga de formação, se dedica às áreas de comunicação e relacionamento, responsabilidade sócio ambiental e administração da empresa.

Juntos os conhecimentos se complementam para que a Arte da Vinha siga crescendo em atitudes de responsabilidade nas esferas: social, econômica e ambiental. Trabalhando na constante atualização de processos visando a excelência em cada garrafa produzida.

Fundadores

A Arte da Vinha nasceu das mãos e mente inquietas de Eduardo Zenker, agricultor, vinhateiro e empresário que, em seu primeiro curso de degustação em 1991, foi surpreendido de tal maneira que não descansou até elaborar o seu primeiro vinho na vindima de 1998. Autodidata, manteve seus estudos e colocou em prática seu conhecimento, testando diferentes técnicas de vinificação.

Foi em 2008 que tudo mudou, quando se deparou com um paradoxo: o de não ser possível recriar o vinho "perfeito" que tanto almejava e que existia apenas em sua mente. Percebeu, então, que era o momento de voltar seu olhar ao vinho que estava à sua frente e permitir que essa fosse naturalmente a sua maneira, sem a massiva intervenção do vinhateiro.

Contando com as habilidades de sua esposa e sócia nessa trajetória, a bióloga Gabriela Schäfer, seguem apaixonados pelo que fazem.

Munidos de conhecimento ao longo desses anos, vinificando diferentes castas e testando técnicas de mínima intervenção que resgatam a ancestralidade do vinho, continuam motivados pelas novas descobertas e desenvolvendo suas criações únicas em garrafas limitadas a cada vindima.

Missão, visão e valores

Missão:

"Vinificar executando técnicas artesanais, naturais e tradicionais, proporcionando, através do vinho, a descoberta do elo entre a natureza e o ser humano."

Visão:

Trabalhamos para entregar vinhos de qualidade e de disciplina atenção aos detalhes, que contam uma história a cada garrafa.

Priorizamos a melhor qualidade da uva no quesito sanidade para entregar um vinho de excelência, proporcionando a experiência de poder consumir um vinho que ajude na qualidade de vida de quem o consome, mesmo sendo uma bebida alcoólica.

Valores:

Conduzimos nosso trabalho na busca contínua pela sustentabilidade dos processos, respeitando a natureza de cada ser vivo envolvido. Para cumprir tais quesitos, seguimos uma série de fundamentos, de acordo com a ética e conceito de nosso trabalho, nomeado de "Vi.V.A" (Vinhos de Vinificação Ancestral). Nessa diretriz, cada passo foi registrado de acordo com nossos princípios, observando erros e acertos ao longo desses anos de experiência. Com isso, o "Vi.V.A" fornece a segurança necessária no trabalho do vinhateiro ao desenvolver futuros vinhos e na transparência da comunicação de quem consome, além de comunicar com clareza cada etapa do processo desde a uva até a garrafa, garantindo que o resultado de nossa paixão, dedicação e respeito possa ser compartilhado em momentos únicos.