Enter your keyword

Quem somos

A Arte da Vinha nasceu pelas mãos e mente inquieta de Eduardo Zenker, agricultor, vinhateiro e empresário.

Em seu primeiro curso de degustação em 1991, foi surpreendido de tal maneira que não descansou até elaborar seu primeiro vinho na vindima de 1998. Autodidata, manteve seus estudos e colocou em prática seu conhecimento testando diferentes técnicas de vinificação.

Foi em 2008, que tudo mudou, quando se deparou com um paradoxo: o de não ser possível recriar o vinho “perfeito” que tanto almejava e que existia apenas em sua mente. Percebeu, que era o momento de voltar seu olhar, ao vinho que estava a sua frente e permitir que esse fosse naturalmente a sua maneira, sem a massiva intervenção do vinhateiro.

Nessa trajetória, sempre pôde contar com as habilidades de sua esposa, bióloga e sócia, Gabriela Schäfer, que juntos superaram alguns percalços em prol do vinho brasileiro, mas seguem ainda mais apaixonados pelo que fazem.

Ao receberem uma denúncia em 2017, tiveram toda sua pesquisa interrompida pela Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, com: apreensão, multa e ordem de destruição dos vinhos do projeto pioneiro de pesquisa.

Com a mínima intervenção, o respeito às técnicas naturais e ancestrais de vinificação, foram estudadas e testadas mais de 30 castas de uvas que resultaram em mais de 50 tipos de vinhos, registrados em livro, publicado em 2018 ”Realinversa: o Memorial da Arte da Vinha”.

Toda essa dificuldade enfrentada os encorajou a seguir e empreender no último trimestre de 2019. O projeto científico saiu da garagem para ganhar espaço amplo e merecido para novos desafios.

Munidos do conhecimento desses anos, vinificando diferentes castas e testando técnicas de mínima intervenção resgatando a ancestralidade do vinho, e motivados pelas novas descobertas, continuam desenvolvendo suas criações únicas em garrafas limitadas a cada vindima.

Eduardo Zenker

Vitivinicultor, autodidata, elabora vinhos desde 1999.
Seu interesse em vinhos começou na infância. Com 9 anos dizia a seu Pai que queria fazer espumante. Aos 21 faz seu primeiro curso de degustação e a antiga brincadeira de infância torna-se um projeto pessoal.

Gabriela Schäfer

Bióloga e colaboradora do projeto, traz à Arte da Vinha o conhecimento sobre toda a vida que envolve as vinificações, microrganismos e seus processos químicos. Desde 2007 é admiradora dos vinhos de vinificação natural e acompanha através de degustações periódicas a evolução dos vinhos.