Enter your keyword

Arte da Vinha é Ecofriendly

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A responsabilidade ambiental é um valor que nos acompanha no âmbito pessoal desde sempre e não seria diferente na Arte da Vinha.

Para honrar esse valor estamos constantemente reavaliando nossas diretrizes e métodos, na busca de tornar todas as etapas que envolvem a elaboração e comercialização de vinhos e bebidas mais sustentáveis na esfera social, ambiental e econômica.

Essas ações implicam diretamente na preservação do meio ambiente. Quando falamos em meio ambiente não estamos apenas nos referindo ao solo, água e ar, e sim somando a esses, todos os seres vivos que habitam e coexistem, ou seja, o ecossistema presente nesse meio. 

Na cantina onde vinificamos existe um ecossistema único que se revela na identidade de nossos vinhos e bebidas. Preservamos esse conjunto de elementos no processo que incluem as leveduras selvagens e próprio vinhateiro. 

Mas nossa responsabilidade ambiental vai além da cantina quando adquirimos insumos de terceiros. Segue algumas ações e práticas de responsabilidade que desenvolvemos na Arte da Vinha:

  1. Matéria prima (cultivo e transporte)

Existe um cuidado na escolha dos parceiros produtores da matéria prima.  Optamos por produtores que utilizem práticas sustentáveis e conscientes. A preferência é sempre pelo cultivo orgânico certificado. Porém na falta desse, mesmo no cultivo convencional é possível em um conjunto de ações reduzir o impacto, tanto no vinhedo como nas pessoas que trabalham nele.  

Para minimizar o impacto no transporte da matéria prima do vinhedo até nossa cantina, organizamos sempre que possível com outros vinhateiros o aproveitamento do mesmo frete. Contratamos para o transporte o serviço de pequenas empresas MEI familiares nas proximidades da nossa empresa.

Nosso próximo passo para trabalharmos com matéria prima orgânica certificada reduzindo o impacto do transporte, é executar nosso projeto de implantação de vinhedo em 2021. Atualmente somos associados da Rede Ecovida (certificadora orgânica) e pertencemos ao Grupo AME (Associação Mandala Ecológica).

  1. Elaboração (vinificação e descarte de resíduos): 

 

Na elaboração seguimos as diretrizes do ViVA. Seguindo essas diretrizes alcançamos um processo autossustentável em 98% no âmbito ambiental, social e econômico .(colocar link pra abrir a página das diretrizes).

Os resíduos gerados no processo tanto sólidos como líquidos tem seu destino responsável. Os sólidos como engaço (FOTO ENGAÇO NO TRATOR ) seguem para compostagem que alimentará futuramente o solo de nosso vinhedo e outros cultivos da propriedade rural. Do bagaço elaboramos outras bebidas como a grappa.

 Os líquidos são tratados em nossa central de tratamento de efluentes leito raíz. 

 

(projeto leito raíz)

 

  1. Insumos e embalagens (garrafas, rolhas e caixas)

Adquirimos esses produtos com base em pesquisa de cada empresa e visita para conhecimento em loco se atendem as suas responsabilidades ambientais no processo de produção, compra e revenda.

  1. Venda e envio de nossos vinhos:

Priorizamos pelo atendimento eficiente e humanizado com respeito a individualidade. Cada contato é respondido pessoalmente e nele é fornecida todas as informações necessárias para atender as necessidades individuais. Nossas ações são voltadas para promover transparência, segurança e a confiança necessária para uma experiência única. (LINK MEU VINHO VIVA –PASSOAPASSO)

O mesmo atendimento é praticado a pessoas que desejam ser nossas parceiras. Fornecemos todo suporte necessário, como treinamento de equipes entre outras necessidades para o sucesso da parceria junto da preservação do ambiente onde serão comercializados nossos vinhos.

No envio optamos pelo transporte por empresas que estejam alinhados com o nosso compromisso com a responsabilidade ambiental descritos aqui.

Nosso compromisso ambiental tem ações no presente que visam garantir o futuro das novas gerações. 

Para maiores informações e ou sugestões acesse CONTATO.