Enter your keyword

Nosso Vinhedo

O plantio do vinhedo ocorreu em dezembro de 2004. As variedades escolhidas para compor o espaço de 1.2ha foram a Chardonnay e o Pinot Noir.

Colhemos e sentimos o quanto é importante vinificar as uvas do próprio vinhedo. Naturalmente, guiados pela nossa verdade caminhamos para a conversão. Iniciamos o cultivo orgânico certificado pela Rede Ecovida.

Esbarramos na soma de enumerados fatores, tanto climáticos, como das variedades plantadas e os da conversão orgânica, que acarretaram na perda das vinhas.

Vimos todos nossos mais dedicados esforços se perderem. Seguem algumas características do local para que você possa ter uma compreensão de nosso desafio na vitivinicultura.

A área do vinhedo está a 470 metros de altitude, regido pelo clima chuvoso e úmido da Serra gaúcha.

O relevo se caracteriza por ser um pequeno vale de outros existentes nessa região, que finda em um vale maior.

O vinhedo se encontra em um talvegue de um pequeno vale a beira da disjunção colunar do talvegue mãe profundo e grande.

O solo formado por coluvião de base basáltica possui profundidade de até 15m,

composto de silicato de magnésio e ferro.

Os índices de chuvas anual ficam entre 1700 a 1800mm/ano, aliado

a alta umidade relativa do ar de 60 a 100%.

Por aqui também há anos em que somos

atingidos geada e granizos, mas o que ainda é um desafio no cultivo orgânico, são

as doenças fúngicas, como o Míldio.

A perda do vinhedo, ao mesmo tempo que nos assombrou deixando uma marca, nos fez buscar alternativas para não repetir o mesmo erro.

Afinal, acreditamos que a agricultura orgânica deve ser sustentável economicamente. Então, para otimizar o cultivo orgânico, pesquisamos muito e a saída que encontramos foram as novas mudas resististes e a plasticultura.

Foi assim que mantivemos nossas pesquisas nessa área de cultivo orgânico enquanto cuidávamos do nosso solo, aplicando insumos orgânicos certificados e preparados biodinâmicos, visando o futuro plantio.

Em 2019 implantamos algumas mudas, uma pequena parte do projeto do novo vinhedo. O grande desafio da ampliação está sendo avaliado para 2020-2021.