Responsabilidade Ambiental

A responsabilidade ambiental é um valor que nos acompanha no âmbito pessoal desde sempre, e não seria diferente na Arte da Vinha que faz parte de nossa missão.

Para honrar essa missão, estamos constantemente reavaliando nossas diretrizes e métodos, na busca de tornar todas as etapas que envolvem a elaboração e comercialização de vinhos e bebidas mais sustentáveis na esfera social, ambiental e econômica.

Algumas ações e práticas de responsabilidade que desenvolvemos na Arte da Vinha:

1. Matéria-prima (cultivo e transporte):

Existe um cuidado na escolha dos parceiros produtores da matéria-prima. Optamos por produtores que utilizem práticas sustentáveis e conscientes, e a preferência é sempre pelo cultivo orgânico certificado. Porém, na falta desse, mesmo no cultivo convencional ainda é possível, em um conjunto de ações, reduzir o impacto.

Para minimizar o impacto no transporte da matéria-prima do vinhedo até nossa cantina, organizamos sempre que possível, com outros vinhateiros, o aproveitamento do mesmo frete. Contratamos para o transporte o serviço de pequenas empresas MEI familiares nas proximidades de nossa empresa.

Nosso próximo passo para trabalharmos com matéria-prima orgânica certificada é executar nosso projeto de implantação de vinhedo que iniciou com algumas variedades em 2021. Atualmente, somos associados da Rede Ecovida (certificadora orgânica participativa) e pertencemos ao Grupo AME (Associação Mandala Ecológica).

2. Elaboração (vinificação e descarte de resíduos):

Na elaboração, seguimos as diretrizes do Vi.V.A, alcançando um processo autossustentável em 98% no âmbito social, econômico e ambiental.

Os resíduos gerados no processo, tanto sólidos como líquidos, tem seu destino responsável. Os sólidos, como engaço, seguem para compostagem que alimentará futuramente o solo de nosso vinhedo e outros cultivos da propriedade rural. Do bagaço, são elaboradas outras bebidas, como a grappa.

Já os líquidos, são tratados em nossa central de tratamento de efluentes leito-raíz.

3. Insumos e embalagens (garrafas, rolhas e caixas):

Adquirimos esses produtos com base em pesquisas de cada empresa e visitas para conhecimento in loco, verificando se atendem suas responsabilidades sócio-ambientais no processo de produção, compra e revenda.

Nossa empresa recebeu o selo Eureciclo o que garante que 100% das embalagens que chegam ao consumidor e tem o descarte correto por ele possa ser reciclado fomentando a rede das cooperativas.

4. Venda e envio de nossos vinhos:

Priorizamos o atendimento eficiente e humanizado, respeitando a individualidade. Cada contato é respondido pessoalmente e, nele, são fornecidas todas as informações necessárias para atender as necessidades. Nossas ações são voltadas para promover a transparência, segurança e confiança necessária para proporcionar uma experiência única. (LINK: MEU VINHO VIVA - PASSO A PASSO).

O mesmo atendimento é praticado a pessoas que desejam ser nossas parceiras. Fornecemos todo o suporte necessário, como o treinamento de equipes, entre outras necessidades para o sucesso da parceria junto da preservação do ambiente onde serão comercializados nossos vinhos.

No envio, optamos pelo transporte por empresas que estejam alinhadas com nosso compromisso de responsabilidade ambiental aqui descrita.

Para maiores informações e/ou sugestões, acesse “CONTATO”.

Produto adicionado para comparar.